top of page

Programa Jovem Rural: o curso para qualificar a juventude do campo





Foi lançado em Guapé, no sul de Minas, o Programa Jovem Rural, uma parceria entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), a Associação dos Agricultores Familiares de Guapé (AAFAG) e a prefeitura local.


O programa tem como objetivo contribuir para qualificar a juventude rural e estimular sua permanência no campo, além de indicar oportunidades de ocupação e renda. Os técnicos da Emater-MG ficaram responsáveis pelo conteúdo das aulas, enquanto a prefeitura ofereceu transporte e alimentação.


O primeiro curso foi o de cafeicultura, realizado entre 18 e 22 de outubro, para 58 participantes, moradores de diversas comunidades rurais de Guapé, com idades de 16 a 25 anos.


Os jovens puderam aprender sobre toda a rota do café, desde o plantio até a sua comercialização. A capacitação incluiu ainda informações teóricas e práticas sobre a implantação de uma lavoura cafeeira, as principais pragas e doenças do cafeeiro, técnicas de poda e fatores climáticos que podem impactar a cultura. Também foram destacados os cuidados na colheita, para obter uma bebida de qualidade, a classificação dos grãos e a degustação.


Os resultados do primeiro curso foram excelentes, e José Rogério Lara, extensionista da Emater-MG em Guapé, adianta que a prefeitura já incluiu o programa no orçamento para o próximo ano, que deve ser aprovado pela Câmara Municipal.


Foto: Divulgação Emater-MG

0 comentário
bottom of page