top of page

FEMAGRI 2023 reúne mais de 30 mil cafeicultores durante três dias


A Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas - FEMAGRI, da cooperativa mineira Cooxupé, finaliza com balanço positivo da edição 2023: com aproximadamente R$ 212 milhões em negócios por meio de 9.5 mil pedidos de orçamentos. A movimentação de público também é positiva, com a presença de aproximadamente 34 mil cafeicultores, durante os três dias de realização da feira.


“Recebemos nossos cooperados com muita satisfação, após dois anos de realização da feira no formato virtual. Muito mais do que um ponto de encontro, a FEMAGRI mostrou o interesse e a necessidade do produtor de café investir em seu negócio, buscando sustentabilidade, qualidade e potencializar a produtividade de suas lavouras. E para isso, nosso papel -- enquanto cooperativistas -- é fornecer para cada um deles possibilidades e acesso a tecnologias e inovações de acordo com a sua realidade e tamanho da produção”, afirma o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo.


Um dos benefícios aos produtores cooperados da Cooxupé é a possibilidade de comprar e efetuar o pagamento trocando por café, operação também conhecida como Barter, em 3 ou 5 parcelas anuais. Outra oportunidade para cafeicultor “pronafiano”, ou seja, que participa do Pronaf - Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar foi o diferencial da taxa de juros 6% ao ano. Vale lembrar que 97% dos cooperados da Cooxupé são mini e pequenos produtores.


A Cooxupé mantém mais de 18 mil cooperados, com produção de café arábica nas regiões Sul de Minas, Cerrado Mineiro, Média Mogiana do Estado de São Paulo e Matas de Minas. 80% das atividades da cooperativa correspondem à exportação de café verde para clientes de 50 países.


Fonte: CaféPoint

0 comentário

Commenti


bottom of page