top of page

Coffee of the Year Brazil 2023: confira a lista de finalistas

Criado em 2012, o COFFEE OF THE YEAR tem como objetivo reunir os melhores cafés do Brasil e eleger os grandes destaques do ano, incentivando assim o desenvolvimento e aprimoramento da produção nacional e a divulgação de novas origens do café.

O concurso conta com duas fases. A primeira consiste em receber as amostras de produtores de todo o Brasil que são torradas e provadas por profissionais Q-Graders e R-Graders licenciados pelo CQI (Coffee Quality Institute). Na segunda fase, as melhores amostras participam da Semana Internacional do Café (SIC) e são provadas por compradores.

As 15 melhores amostras classificadas vão para a final do concurso (10 amostras de arábica, 5 de canéfora) e serão degustadas pelo público. A revelação e premiação dos cafés mais pontuados e votados acontecerá durante a Semana Internacional do Café em cerimônia de premiação, no último dia do evento. O concurso é voltado para produtores de todas as regiões do Brasil. Participe e coloque seu café em destaque no mercado!


A lista com 180 finalistas já está disponível


A lista dos finalistas do Coffee of the Year 2023 acaba de ser definida, confira clicando aqui. Os 180 concorrentes do concurso da Semana Internacional do Café, que reconhece os melhores produtores brasileiros do grão (150 deles de arábica e 30 de canéfora). Confira os nomes aqui.


Estas 180 melhores amostras classificadas participam de rodadas de negócios e de cuppings durante os três dias do evento. Esta fase do concurso é uma oportunidade para produtores e compradores se conectarem.


O público da Semana Internacional do Café (SIC) também poderá provar os 10 cafés finalistas da arábica e os 5 de canéfora, e escolher o que mais gosta em cada uma das categorias (as provas são às cegas, ou seja, sem que se tenha qualquer informação sobre os cafés). As garrafas térmicas com as bebidas, preparadas no método filtrado, ficam disponíveis no espaço Coffee of the Year nos dias 8 e 9 de novembro. Essa etapa irá definir os campeões deste ano (somando-se às notas prévias dos Q-Graders e R- Graders), que serão conhecidos às 15h do dia 10 de novembro.


O que é o Coffee of the Year Brazil 2023 (COY)


O objetivo da premiação é promover e valorizar o trabalho dos melhores produtores de cafés de qualidade do país, ao mesmo tempo em que divulga, em escala global, o produto de excelência e suas diversas origens brasileiras. A competição reúne os melhores grãos nas categorias arábica e canéfora, e elege os grandes destaques do ano em duas etapas. Na primeira, as amostras enviadas por produtores de todo o Brasil são torradas e provadas por profissionais licenciados (Q-Graders e R-Graders) pelo Coffee Quality Institute (CQI). Na segunda, as 180 melhores amostras participam da SIC e são provadas por compradores nacionais e internacionais. Depois de provados, os dez melhores cafés são degustados pelos visitantes, que votam em seus favoritos. Os vencedores são anunciados no último dia do evento.


Fontes: SIC e Café Point.


Comments


bottom of page