top of page
  • Whatsapp
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

ApexBrasil inaugura sede própria e celebra marco histórico da abertura de 500 novos mercados internacionais

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) realizou, hoje, 15 de dezembro, às 10 horas, a cerimônia de inauguração de sua sede própria, em Brasília. O evento marcará um momento histórico para o comércio exterior brasileiro: a abertura de 500 novos mercados internacionais no período entre 2023 e 2025, sob a liderança do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), e com a participação da ApexBrasil, do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e do e Ministério da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Estarão presentes também o vice-presidente e ministro da Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, bem como outras autoridades, ministros, parlamentares, representantes dos setores público e privado, convidados e colaboradores da ApexBrasil. 


Desde sua criação oficial em 2003, a ApexBrasil sempre funcionou em imóveis alugados. Agora, pela primeira vez, a Agência contará com uma sede própria, concebida sob medida para atender às suas necessidades institucionais e estratégicas. "Esta sede própria é mais que uma mudança física. Ela representa uma conquista de anos. Vai trazer uma economia estrutural, modernização institucional e a conexão da Apex com a população. Estamos muito felizes de abrir este espaço para as pessoas e reforçar o papel da ApexBrasil como agencia dissemina e impulsiona a imagem comercial do Brasil para o mundo", destaca Jorge Viana.


ree

Nova sede com espaço multiuso, atividades culturais e artísticas 


O conceito da sede própria da ApexBrasil  foi pensado para criar um espaço integrado à cidade, aberto a atividades artísticas, educativas, literárias, exposições e à divulgação dos produtos brasileiros para o mundo. O edifício Lotus 903, de arquitetura contemporânea e paisagismo de Burle Marx, foi construído seguindo padrões rigorosos de sustentabilidade e eficiência energética. Com cerca de 17 mil metros quadrados, localização estratégica próxima ao Parque da Cidade Sarah Kubitschek e fácil acesso ao transporte público, o projeto traduz o compromisso da Agência com inovação, sustentabilidade e impacto social positivo. 


Antes mesmo de sua inauguração, o projeto já recebeu duas premiações: o Iconic Awards 2025 – Innovative Architecture, na categoria "Arquitetura Visionária e Inacabada", dedicada a conceitos e propostas que apontam caminhos inovadores para o futuro do design arquitetônico; e o German Design Award 2025, na categoria "Arquitetura Excelente – Arquitetura Conceitual", que reconhece a excelência e a inovação em arquitetura e design.



500 novos mercados internacionais  


Em um cenário mundial de incertezas, o Brasil encerra 2025 celebrando um avanço histórico: a abertura de 500 novos mercados internacionais para produtos nacionais. Essa conquista é fruto de um intenso trabalho integrado do MAPA, com a participação da ApexBrasil, do MRE e do MDIC. "Chegamos aos 500 novos mercados para os produtos brasileiros. Este marco representa mais de US$ 3,4 milhões para as empresas brasileiras", afirmou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

 

São mercados abertos em mais de 80 países, com um potencial de exportação superior a US$ 37,5 bilhões por ano, segundo estimativas do MAPA. Cada país pode habilitar diversos tipos de produtos. Entre os itens incluídos nessa expansão, destacam-se carnes, algodão, frutas, pescados entre outros. Entre 2023 e 2025, o esforço conjunto entre ApexBrasil, MAPA e MRE resultou em mais de 170 ações internacionais em 42 países, alcançando US$ 18 bilhões em negócios projetados e atendendo mais de três mil empresas brasileiras.


No período, foram realizadas 19 missões oficiais presidenciais e 5 vice-presidenciais, ampliando conexão com mercados prioritários. Segundo o presidente da Agência, a expansão demonstra o quanto o Brasil é competitivo e está pronto para aproveitar novas oportunidades em diferentes regiões do mundo. Até outubro de 2025, ApexBrasil registrou um recorde histórico de 20.754 empresas apoiadas, sendo 66% delas de micro, pequenas e médias, com foco ampliado nas regiões Norte e Nordeste, reforçando a descentralização das ações de promoção comercial.


Comentários


SOBRE

A Em Foco Mídia é a empresa responsável pela revista 
Café e Motivação
 e foi criada em 2008 com o intuito de proporcionar serviços de comunicação e oferecer informações de qualidade aos seus leitores e parceiros. 
CONTATO
       (31) 98342-2277
whatsapp
Assine nossa Newsletter e fique por dentro dos lançamentos e novidades!

Obrigado por se inscrever!

Em Foco Mídia - CNPJ: 51.834.698/0001-81
bottom of page