top of page

ABIC estende prazo para participação no 19º Concurso Nacional de Qualidade


A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) alongou o prazo para os interessados em participar do 19º Concurso Nacional ABIC de Qualidade de Café – Safra 2022. A nova data de encerramento para envio das amostras é dia 15 de setembro.


A participação deve cumprir duas etapas: 1ª) preenchimento de formulário on-line disponível no site da ABIC, e 2ª) por meio de uma ficha impressa, que deve ser enviada com a amostra à sede da Associação. Os documentos estão acessíveis pelo site da Instituição com todos os detalhes. Não serão aceitas candidaturas que entregarem apenas uma das fichas.


Outras datas do Concurso também foram alteradas. As provas com a Comissão Julgadora, agora, terão início na segunda quinzena de setembro, e se estenderão até a primeira quinzena de outubro, com a divulgação do resultado sendo anunciado no dia 14 do mês.

O leilão será conduzido nos dias 17 a 19, e o anúncio dos vencedores será no dia 20. Os prêmios para os produtores com maior nota nas categorias arábica e canéfora, além dos campeões das categorias Ouro Arábica, Ouro Canéfora e Diamante no leilão, serão entregues durante o 28º ENCAFÉ, em data a ser divulgada.


Mudanças importantes no regulamento

Uma mudança nessa edição do Concurso está na avaliação dos produtos que estarão aptos a participar do leilão. Agora, os lotes que atingirem notas acima de 8,0 pontos na classificação final estarão automaticamente habilitados a participarem do leilão, por meio do processo de repescagem, limitando-se a dois microlotes, campeão e vice, por origem. Os lances podem ser dirigidos para qualquer produto, campeões ou não.


A nova regulamentação estipula novas regras para os lances em cada espécie de grão. O lance mínimo dos cafés Coffea canephora será de 70% acima da cotação Cepea/Esalq do dia anterior a abertura do leilão, enquanto de Coffea arabica, permanece 70% acima da cotação B3 do dia prévio.


Fonte: Usina da Comunicação - ABIC

0 comentário

Comentarios


bottom of page