top of page

Tomar café desidrata?



A cafeína, também encontrada no chá preto e em energéticos, possui efeito diurético moderado, principalmente se consumida em doses altas, a partir de 500mg diários. Mas haja pausa para tanto cafezinho! Seria preciso tomar oito xícaras de 30ml por dia, já que cada uma contém 64mg de cafeína.


Um estudo de 2014 da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, não encontrou relação entre desidratação e consumo de café. No estudo, 50 homens se revezaram em beber quatro canecas de café ou água por dia ao longo de três dias. Ao final, houve dez dias de detox e os times foram trocados: quem havia bebido água no primeiro round bebeu café no segundo, e vice-versa. A ideia era verificar se diversos indicadores de hidratação na urina do time café eram muito piores que os do time água. A diferença foi insignificante.


O hábito também entra na conta. Quem toma café com frequência acostuma o corpo ao efeito diurético da cafeína. Além disso, ao ingerir bebidas com cafeína, você consome junto a água que vai na composição delas. No fim das contas, a urina extra acaba compensada pelo próprio café, chá ou energético.


Fonte: Super Interessante

0 comentário
bottom of page