top of page

Pesquisa mostra perfil do consumidor de café especial


A pesquisa conseguiu identificar dois grupos de consumidores. O primeiro deles são os coffee lovers, pessoas que frequentam cafeterias, mas que também gostam de fazer o café em casa, utilizando acessórios e cafés especiais comprados nas cafeterias e internet. Eles compram o produto em grãos para replicar a experiência no lar e são, em sua maioria, mais jovens.


O segundo grupo são os apreciadores de cafés especiais que fazem suas compras no varejo e em cápsulas, principalmente pela conveniência e preparação rápida. De acordo com a pesquisa, os dois grupos têm gastos similares, mas o segundo paga mais pelo café, pelo fato das cápsulas terem valores mais altos.


Um dado importante mostrado na pesquisa é a falta de conhecimento do consumidor sobre as certificações, impressas nas embalagens dos produtos, e que pode ajudar muito na hora da compra.  Para a diretora executiva da BSCA, Vanusia Nogueira, “uma maior difusão de certificações é necessária para educar o consumidor no longo prazo sobre o que significam, seus benefícios e a diferença entre elas”.


Diferente das certificações, os consumidores de café especial conhecem as regiões produtoras de café. Ainda assim, se faz necessário intensificar a divulgação junto ao consumidor o selo da região e a importância da Indicação Geográfica.


Fonte: Blog da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).


0 comentário
bottom of page