top of page

Carlos Henrique é o vencedor do Campeonato Brasileiro de CupTasters

Atualizado: 14 de set. de 2018


Após uma disputa acirrada, o degustador Carlos Henrique da Silva, da empresa Mogiana Assessoria em Cafés Especiais, demonstrou excelência na distinção de cafés e sagrou-se o campeão brasileiro de CupTasters 2018, realizado nos dias 10 e 11 de agosto, na Fazenda O’Coffee, em Pedregulho (SP).


Com seis acertos em 6’01”, ele superou o desempenho do campeão de 2017, Edimilson Generoso, da Alicerce Cafés Especiais, que teve seis acertos em 6’55”. O terceiro colocado foi Gilmar Reis Cabral, da Cabral Specialty Coffees, com cinco acertos em 4’34”. Carlos Henrique destacou que foi a primeira vez que participou do evento. “Estou muito emocionado. Estava competindo com pessoas muito fortes. Agora é me preparar para o mundial”, afirma.


O Campeonato Brasileiro de CupTasters, que em 2018 chegou a sua 10ª edição, é uma das ações do projeto setorial “Brazil. The CoffeeNation”, desenvolvido em parceria entre a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O evento teve como anfitriãs a O'Coffee e a Alta Mogiana Specialty Coffees (AMSC) e garantiu ao campeão a vaga nacional no World CupTasters Championship, o mundial da categoria, que ocorrerá no Brasil, em novembro, dentro da programação da Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte .


Competição


Foram 24 degustadores, que passaram por oito testes triangulares. O objetivo era distinguir, entre três xicaras, aquela que tinha um café diferente, no menor tempo possível, até no máximo oito minutos. Uma competição emocionante de velocidade, em que o degustador teve que mostrar toda a sua habilidade para sentir o aroma, provar ter atenção e demonstrar experiência.


8 competidores passaram para semi-final e o resultado ficou assim:


Campeão: Carlos Henrique da Silva (6 acertos em 6m01s)

Vice-campeão: Edimilson Generoso (6 acertos em 6m55s)

3º lugar: Gilmar Reis (5 acertos em 4m34s)

4º lugar: Phelippe Nascimento (3 acertos em 5m01s)

5º lugar: Elena Boscato

6º lugar: André Águilla

7º lugar: Emerson do Nascimento

8º lugar: Julian José


Fotos: Igor do Vale / SN3P

0 comentário
bottom of page