top of page

Expocafé 2024 já tem data marcada



Cocatrel será a nova organizadora e evento acontecerá do dia 4 a 6 de junho.


A Expocafé 2024 ocorrerá do dia 4 de junho até o dia 6 de junho, com o local ainda a ser definido pelos organizadores. A partir deste ano a organização do evento será feita pela Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (Cocatrel). Antes a organização da Expocafé era feito pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), que decidiu não seguir como organizadora do evento.


A  decisão conjunta foi deliberada pelas entidades que participam da gestão da feira, considerada uma das maiores da cafeicultura no Brasil. “Esta alternância é comum e necessária em eventos de gestão compartilhada como a Expocafé. Acredito que a EPAMIG cumpriu com maestria seu papel como realizadora do evento desde 2010 e que chegou a hora de repassarmos a missão para a Cocatrel. Continuamos com a parceria além de apoiadores permanentes do evento”, afirma a diretora-presidente da EPAMIG, Nilda Ferreira Soares.


A Expocafé teve todas as suas edições organizadas em parceria composta pela Universidade Federal de Lavras (UFLA); a Prefeitura Municipal de Três Pontas; a EPAMIG, que promoveu e realizou as edições de 2011 a 2023, e a Cocatrel, nova organizadora.


O evento:

A Expocafé é um dos eventos mais significativos para o mundo do café e seguirá o modelo de sucesso consolidado até então. A feira irá oferecer uma experiência enriquecedora e promoverá o intercâmbio de conhecimento e tecnologia no universo cafeeiro.


Desde 2010, o evento passou por mudanças ampliando espaço para questões técnicas e práticas, por meio do Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira, das Dinâmicas da Máquina e de plantões técnicos, dentre outras ações. Mesmo na pandemia, o evento não foi descontinuado, com a realização de edições online nos anos de 2020 e 2021, que incluíram estandes virtuais, painéis temáticos ao vivo, vídeos explicativos e a criação da Expocafé Mulheres, espaço para o debate da equidade na atividade e troca de experiências, que foi incorporado à programação oficial do evento.


Em 2022, no retorno das atividades presenciais, o evento atingiu público recorde, aproximadamente, 18 mil visitantes em três dias, com atendimento às normas estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros (público máximo simultâneo de 3 mil participantes). Em 2023, a movimentação em negócios superou os R$500 milhões. Foram 145 expositores e cerca de 16 mil visitantes.


Por Epamig

Comentários


bottom of page