top of page

Campeonato Brasileiro de Torra acontece em Belo Horizonte

Atualizado: 28 de mar. de 2023

A competição aconteceu nos dias 24 a 26 de março, na torrefação Átilla


Vencedores do Campeonato: Eduardo Santos, Mattheus Narcizo e Vinícius Goulart (da esquerda para a direita),

No dia 26 de março, a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) divulgou os nomes dos vencedores do Campeonato Brasileiro de Torra. Dentre eles, está o campeão, o Mestre de Torra da Expocaccer – Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado, Mattheus Narcizo dos Santos. O Mestre de Torra Eduardo Santos, obteve o segundo lugar no nacional, seguido da terceira posição conquistada pelo também mineiro Vinícius Goulart.

O evento aconteceu entre os dias 24 a 26 de março, em Belo Horizonte-MG, e contou com a participação de 30 mestres de torra, que apresentaram suas habilidades nos torradores durante as etapas do campeonato.


Durante a competição,em um prazo de execução de 30 minutos, os participantes foram avaliados por juízes especializados, quanto ao plano de torra e prova dos cafés. Essa foi uma das edições mais disputadas, sendo considerada também uma das mais difíceis, devido as regras que são baseadas no mundial.


Mattheus é o primeiro representante do Cerrado Mineiro a ganhar o campeonato nacional e a representar a Região no mundial, que será realizado em novembro, em Taipei, Taiwan.


O café faz parte da tradição do campeão, que pertence a terceira geração de torradores de sua família (avô e pai). Aos 27 anos, Mattheus Narcizo coleciona mais de 10 anos de experiência e participações em importantes campeonatos do Brasil, como o Campeonato de Torra Átila (2018), classificando-se entre os 15 melhores torradores; oCampeonato Brasileiro de Torra (2019) – PROBAT, entre os 10 melhores torradores e Vice-Campeão da Copa Melitta (2019).


De acordo com Mattheus a sua primeira participação no campeonato organizado pela BSCA, marca sua trajetória no mundo dos cafés.


“Considero esse o momento mais emocionante da minha carreira, pois sei o quanto me dediquei e o quanto foi difícil. Tivemos alguns contratempos e acabei fazendo a minha inscriçãonos últimos minutos do prazo estabelecido. Fui também um dos últimos a me apresentar e agora sou o primeiro do Brasil. Estou realmente muito feliz com o resultado. Agradeço também a Expocaccer pela oportunidade e apoio de sempre, sem ela nada seria possível”, comemora Narcizo.


A fase nacional faz parte do cronograma de ações do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, desenvolvido pela BSCA, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).


Fonte: ASCOM Expocaccer – Por Anna Lívia Leal

0 comentário
bottom of page