top of page

BSCA e Apex-Brasil renovam projeto de promoção internacional dos cafés especiais

"Brazil. The Coffee Nation" superou objetivos em 2020 e gerou receita de US$ 1,804 bilhão com exportação das empresas apoiadas



Estruturado sobre os pilares de inteligência mercadológica, promoção interna e externa e consolidação da imagem sustentável dos cafés nacionais de qualidade, o projeto setorial "Brazil. The Coffee Nation" acaba de ser renovado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e terá vigência de abril deste ano até março de 2023.


"Com o objetivo de reforçar, em nível mundial, a sustentabilidade da cafeicultura brasileira, que respeita o meio ambiente, a responsabilidade social e busca a rentabilidade aos produtores de forma sistemática, seguiremos realizando concursos internacionais de qualidade, participando das principais feiras globais, ainda que virtualmente nesse momento de pandemia, e fortalecendo a presença em mídias internacionais para conquistar mais espaço em novos mercados e expandir a participação, com cafés de altíssima qualidade, nos mercados mais maduros", revela Vanusia Nogueira, diretora da BSCA.


Em 2020, através do "Brazil. The Coffee Nation", o país obteve receita de US$ 1,804 bilhão com a exportação realizada por empresas apoiadas pelo projeto, superando a projeção estipulada de US$ 1,015 bi e apresentando crescimento de 6% sobre o desempenho registrado em 2019 (US$ 1,701 bi). No ano passado, 68 empresários realizaram embarques – ultrapassando a meta de 55 – e 268 empresas foram atendidas pela iniciativa, 23 a mais que o objetivo de 245 companhias.


A diretora da BSCA realça que a consolidação internacional da imagem passada pelo projeto setorial desenvolvido pela entidade com a Apex-Brasil foi fundamental para o desempenho positivo obtido em 2020, um ano atípico marcado pelos entraves ocasionados pela pandemia do novo coronavírus, com fechamento de estabelecimentos e isolamento social em todo o globo.


"O conceito do projeto sintetiza a escolha feita pelo setor dos cafés especiais para posicionar o Brasil como a nação que, além de ser dotada dos recursos naturais essenciais para o cultivo dos melhores cafés, dedica seus esforços, conhecimento técnico e experiência secular para atingir os mais altos requisitos de qualidade, de forma sustentável e em observância a rígidas normas de direito social e ambiental, mantendo os tradicionais e atraindo novos clientes a nossos cafés especiais", analisa.


MERCADOS-ALVO

A vigência do atual projeto se dá entre abril de 2021 e março de 2023 e tem como mercados-alvo: i) Canadá, Estados Unidos, China, Coréia do Sul, Japão, Alemanha, Espanha, Polônia, Reino Unido, Turquia, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita para os cafés crus especiais; e ii) Canadá, China, Emirados Árabes Unidos, Chile, Portugal e Estados Unidos para os produtos da indústria de torrefação e moagem.


SOBRE O PROJETO SETORIAL

O "Brazil. The Coffee Nation" é desenvolvido em parceria por BSCA e Apex-Brasil com foco na promoção comercial do produto brasileiro no mercado externo. O objetivo é reforçar a imagem dos grãos nacionais em todo o mundo e posicionar o país como fornecedor de alta qualidade, com utilização de tecnologia de ponta decorrente de pesquisas realizadas.


O projeto visa, também, expor os processos exclusivos de certificação e rastreabilidade adotados na produção nacional de cafés especiais, evidenciando sua responsabilidade socioambiental e incorporando vantagem competitiva aos produtos brasileiros.


Fonte: Revista Cafeicultura

0 comentário
bottom of page