top of page

Abic destaca excelência dos cafés do Brasil em prêmio Melhores da Qualidade


O Dia Mundial do Café, celebrado em 1º de outubro, foi a data escolhida pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), para a entrega da premiação Melhores da Qualidade 2018.


A cerimônia foi dirigida pelo Ministro Interino das Relações Exteriores, o embaixador Marcos Bezerra Galvão, e contou com a presença do presidente da Abic, Ricardo Silveira, de diversos embaixadores de países consumidores de café, além de representantes das demais entidades do setor e da cadeia produtiva.


A premiação foi criada em 2004 e é um reconhecimento de sucesso que a Abic realiza, certificando excelência em produto e qualidade. Com base na avaliação do Programa de Qualidade do Café (PQC), as marcas são premiadas nas categorias gourmet, superior, tradicional e extraforte.


A empresa vencedora na categoria Gourmet foi o Grupo 3corações, com a marca Santa Clara Espresso em Grão. Seguida pela Baggio Coffees, com a marca Baggio Espresso Bourbom Grão Gourmet. Em terceiro lugar ficou o café Prima Qualitá em Grão, da Cooperativa Regional de Cafeicultores de Guaxupé (Cooxupé).


Na categoria Superior, o primeiro lugar ficou para a Indústria e Comércio Dona Flor Ltda, com a marca Vergato em Grãos para Espresso. Em segundo lugar a empresa Santana Comércio e Exportadora com a marca Ouro de Kaffa Superior Gr. E em terceiro, o Café Utam Speciale, da Café Utam.


A avaliação da categoria Tradicional trouxe dois produtos vencedores do Grupo 3corações. São eles o Pimpinela Tradicional, que ficou com o primeiro lugar, e o Tradicional Iguaçu, na segunda posição. Em terceiro está o Café Excelsior, com o Excelsior à Vácuo.


Na categoria Extraforte, o primeiro colocado foi a empresa J.J. Mattos Indústria e Comércio de Café, com a marca Pingo Preto Extraforte. A segunda e a terceira colocação ficaram com o Grupo 3corações, com as marcas 3 Corações Extraforte Vácuo e 3 Corações Extraforte Pouch, respectivamente.


O programa também reconhece as empresas pelo seu desempenho nos melhores da qualidade, que são aquelas que tiveram notas constantes em sua categoria, no período de um ano. Os vencedores em 2018, na categoria gourmet foram a Baggio Coffees, com a marca Baggio Espresso Gourmet Grão, já na categoria Superior foi a R.J.Baiardi Café Ltda, com a marca Reserva Carmelo em Grão e na categoria Tradicional o Grupo 3corações, com a marca Café 3 Corações Tradicional Vácuo.



Fonte: Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic).

0 comentário
bottom of page