Abic destaca excelência dos cafés do Brasil em prêmio Melhores da Qualidade


O Dia Mundial do Café, celebrado em 1º de outubro, foi a data escolhida pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), para a entrega da premiação Melhores da Qualidade 2018.


A cerimônia foi dirigida pelo Ministro Interino das Relações Exteriores, o embaixador Marcos Bezerra Galvão, e contou com a presença do presidente da Abic, Ricardo Silveira, de diversos embaixadores de países consumidores de café, além de representantes das demais entidades do setor e da cadeia produtiva.


A premiação foi criada em 2004 e é um reconhecimento de sucesso que a Abic realiza, certificando excelência em produto e qualidade. Com base na avaliação do Programa de Qualidade do Café (PQC), as marcas são premiadas nas categorias gourmet, superior, tradicional e extraforte.


A empresa vencedora na categoria Gourmet foi o Grupo 3corações, com a marca Santa Clara Espresso em Grão. Seguida pela Baggio Coffees, com a marca Baggio Espresso Bourbom Grão Gourmet. Em terceiro lugar ficou o café Prima Qualitá em Grão, da Cooperativa Regional de Cafeicultores de Guaxupé (Cooxupé).


Na categoria Superior, o primeiro lugar ficou para a Indústria e Comércio Dona Flor Ltda, com a marca Vergato em Grãos para Espresso. Em segundo lugar a empresa Santana Comércio e Exportadora com a marca Ouro de Kaffa Superior Gr. E em terceiro, o Café Utam Speciale, da Café Utam.


A avaliação da categoria Tradicional trouxe dois produtos vencedores do Grupo 3corações. São eles o Pimpinela Tradicional, que ficou com o primeiro lugar, e o Tradicional Iguaçu, na segunda posição. Em terceiro está o Café Excelsior, com o Excelsior à Vácuo.


Na categoria Extraforte, o primeiro colocado foi a empresa J.J. Mattos Indústria e Comércio de Café, com a marca Pingo Preto Extraforte. A segunda e a terceira colocação ficaram com o Grupo 3corações, com as marcas 3 Corações Extraforte Vácuo e 3 Corações Extraforte Pouch, respectivamente.