top of page

Utilidades da borra de café



Sabe aquela borra que fica no coador de pano, de papel ou mesmo nos filtros de aço inox Normalmente, você joga fora, certo?! Mas saiba que ela tem muitas serventias e pode ser usada para fins cosméticos e até como repelente. Além disso, uma outra utilidade dela bem conhecida é o afastamento de visitantes indesejados em áreas verdes, como formigas, caracóis e lesmas. Uma dica para usar dentro de casa é espalhar a borra por onde as formigas costumam transitar. Ainda no setor da jardinagem, a borra de café é um nutritivo adubo para plantas, já que o grão moído tem propriedades nutritivas e ricas em matéria orgânica, nitrogênio e carbono, que não se perdem após o contato com a água quente. A borra também evita umidade, mofo e acaba com maus odores em geladeiras, armários e até mesmo nos calçados. No entanto, nesses casos, ela deve estar seca. O ideal é fazer uma espécie de sachê, que deve ser colocado no lugar onde se deseja eliminar o mau cheiro ou a umidade. As trocas do sachê devem ser regulares para um resultado satisfatório.A borra de café também retira cheiros fortes das mãos. Para isso, basta esfregá-la nas mãos após manusear graxa, alho, manteiga, peixe e outros produtos que deixam odores e resíduos duradouros. É também um excelente produto para esfoliar a pele. Basta misturá-la com algum óleo vegetal ou açúcar e mel e passar delicadamente sobre a área desejada, como rosto, calcanhares e cotovelos. Dizem ainda que estimula o crescimento dos fios do cabelo, bastando, para isso, massageá-los com borra de café até duas vezes por semana. Você imaginou que a borra, que normalmente vai para o lixo, teria tantas funções assim?

CAFEOMANCIA

Alguns grupos acreditam que a borra de café pode ser utilizada também no Esoterismo. A leitura da borra é chamada de Cafeomancia e baseia-se na figura que se formou no fundo da xícara do café consumido. Para os adeptos, ela tem poder de revelar fatos sobre o futuro de quem saboreou a bebida.

QUEIMADURA DE PELE

Reza a crendice popular que a borra de café também pode ser colocada sobre queimaduras logo após o acidente. Contudo, os dermatologistas alertam que essa não é uma prática recomendada. Nesses casos, devemos apenas deixar água fria corrente sobre o local queimado até que a temperatura da pele diminua e os efeitos da queimadura sejam minimizados. Depois, nada de panos, borra de café, pasta de dente ou qualquer tipo de pomada. Um serviço médico deve ser imediatamente procurado.

Por Fabily Rodrigues


Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page