top of page

Benefícios de moer o grão na hora

Apesar do costume que a maioria das pessoas tem de comprar o café moído em supermercados e demais pontos de venda, moer o grão no momento do preparo da bebida oferece uma experiência sensorial única e faz toda a diferença na qualidade da bebida. O grão funciona como proteção para as características, os aromas e os óleos essenciais do café. Ao moê-lo, essa proteção é rompida e os compostos ficam mais expostos ao oxigênio e à umidade, o que aumenta a probabilidade de oxidação do produto.


Para realizar o processo de moagem, é necessário, claro, ter um moedor em casa, seja elétrico ou manual, e também conhecer os diferentes tipos de moagem: fina, média e grossa. Assim, você saberá definir a medida ideal para o seu método de extração acordo com o método escolhido, preserva por mais tempo as características do gostos, evita a oxidação do pó e os sabores desagradáveis do ambiente”, explica. A barista também orienta que é importante verificar a data de torra, pois, após a abertura da embalagem, os aromas e os sabores vão diminuindo, e comprar pequenas quantidades, para evitar essa perda sensorial. Mesmo que o processo seja mais demorado, a experiência de tomar uma bebida preparada com um grão que acabou de ser moído é intensa e vale muito a pena. Além de termos um melhor rendimento do café comprado, podemos sentir melhor suas características e trazer mais sabor para a nossa xícara. preferido. Os moedores mais modernos e profissionais têm o ponto/número certo da moagem para cada tipo de método e preparo.


Alguns estabelecimentos, como empórios, padarias e cafeterias, podem moer o grão para o cliente, porém, não é o mesmo que fazê-lo na hora de preparar a bebida, pois o intervalo entre a compra e o consumo levará, igualmente, à perda de características sensoriais.


O QUE DIZEM OS ESPECIALISTAS


Cristiano Moreira, barista, destaca o fato de que o oxigênio e a luz são fortes oxidativos para o café, sendo que, quando ele está em grão, a área de contato com esses fatores é menor e, consequentemente, a oxidação será mais lenta. “Além da preservação de aromas e sabores, o café estará mais fresco e gostoso de apreciar. Às vezes, o café já moído perde as notas sensoriais”, pontua o especialista.


Apesar de defender o café moído na hora e o investimento em cafés em grãos, Cris "o barista", como é conhecido, aconselha que, no caso daqueles que já vêm moídos, é importante mantê-los em seu pacote e retirar todo o ar, fechando com um elástico. Outras dicas são: manter longe da umidade, da luz e do calor e não armazenar na geladeira. Para Alda Barros, barista e consultora em negócios de café, a moagem é fundamental para a obtenção de uma boa bebida. “O tamanho da moagem é um dos fatores que mais influenciam quando se prepara o café. Mantê-lo em grão e moer na hora, de acordo com o método escolhido, preserva por mais tempo as características do gostos, evita a oxidação do pó e os sabores desagradáveis do ambiente”, explica. A barista também orienta que é importante verificar a data de torra, pois, após a abertura da embalagem, os aromas e os sabores vão diminuindo, e comprar pequenas quantidades, para evitar essa perda sensorial.


Mesmo que o processo seja mais demorado, a experiência de tomar uma bebida preparada com um grão que acabou de ser moído é intensa e vale muito a pena. Além de termos um melhor rendimento do café comprado, podemos sentir melhor suas características e trazer mais sabor para a nossa xícara.


Foto: Banco de imagens

0 comentário

Comments


bottom of page