Seu café combina com o quê?

Atualizado: 19 de fev. de 2021

O café é tão popular e querido que conquistou o mundo por causa de suas características estimulantes, mas também por sua sofisticação e singularidade. E, para se ter uma experiência ainda melhor, ele pode ser, assim como o vinho e a cerveja, harmonizado com diferentes alimentos.

Sabendo que as combinações podem ser feitas por semelhança ou contraste, selecionamos abaixo algumas dessas opções que podem proporcionar experiências enriquecedoras e deixar as características do café com mais doçura, corpo ou amargor. Só testando para saber e ver qual harmonização mais combina, embora saibamos que algumas são clássicas e inevitáveis, como o pão de queijo e o bolo, por exemplo.

A ideia é realçar os sabores dos ingredientes presentes em ambos, porém

o mais importante é criar um equilíbrio entre os sabores para que um não se

sobressaia ao outro. Vamos às opções:



1. BOLO

Enquanto lê esta matéria, imagine um bolo quentinho de fubá saindo agora do forno. O que mais pode combinar com essa deliciosa opção numa tarde de fim de semana? A união de bolos, como fubá, laranja, milho, cenoura, dentre outros, com café costuma agradar a todos os paladares. A harmonização é uma das melhores, dependendo do tipo de bolo e café.


2. BROA

Por aqui e em várias cidades de Minas, já tivemos o prazer de comer uma boa broa nos mercados municipais junto de uma deliciosa xícara de café. E quando é numa roça, sítio ou fazenda então? Harmonizar o café com quitutes típicos de fazenda é uma escolha certeira, sucesso garantido, pois faz parte da história do café no Brasil, que começou na roça, onde tiveram início nossos primeiros cafezais.


3. PÃO DE QUIEJO

Infalível e ainda mais popular em Minas Gerais, embora já tenha atravessado as fronteiras há tempos. Um bom café especial com mais doçura harmoniza bem, por contraste, com um pão de queijo quentinho. Seja um café coado ou espresso, o sucesso é garantido. É um hábito para muitos pedir um café e um pão de queijo em uma lanchonete ou cafeteria da cidade.


4. PÃO COM MANTEIGA

Essa combinação não só muitos gostam, como já imaginam, inclusive, com um bom café com leite (ou carioca em algumas regiões). Tem sempre um lugar garantido nas mesas e é uma ótima pedida. Principalmente, se o pão francês estiver quentinho no café da manhã ou da tarde. A manteiga pode ainda ser substituída por requeijão, margarina, queijo ou mortadela. Fica “a gosto do freguês”, como dizem por aí.


<