top of page

Seu café combina com o quê?

Atualizado: 19 de fev. de 2021

O café é tão popular e querido que conquistou o mundo por causa de suas características estimulantes, mas também por sua sofisticação e singularidade. E, para se ter uma experiência ainda melhor, ele pode ser, assim como o vinho e a cerveja, harmonizado com diferentes alimentos.

Sabendo que as combinações podem ser feitas por semelhança ou contraste, selecionamos abaixo algumas dessas opções que podem proporcionar experiências enriquecedoras e deixar as características do café com mais doçura, corpo ou amargor. Só testando para saber e ver qual harmonização mais combina, embora saibamos que algumas são clássicas e inevitáveis, como o pão de queijo e o bolo, por exemplo.

A ideia é realçar os sabores dos ingredientes presentes em ambos, porém

o mais importante é criar um equilíbrio entre os sabores para que um não se

sobressaia ao outro. Vamos às opções:



1. BOLO

Enquanto lê esta matéria, imagine um bolo quentinho de fubá saindo agora do forno. O que mais pode combinar com essa deliciosa opção numa tarde de fim de semana? A união de bolos, como fubá, laranja, milho, cenoura, dentre outros, com café costuma agradar a todos os paladares. A harmonização é uma das melhores, dependendo do tipo de bolo e café.


2. BROA

Por aqui e em várias cidades de Minas, já tivemos o prazer de comer uma boa broa nos mercados municipais junto de uma deliciosa xícara de café. E quando é numa roça, sítio ou fazenda então? Harmonizar o café com quitutes típicos de fazenda é uma escolha certeira, sucesso garantido, pois faz parte da história do café no Brasil, que começou na roça, onde tiveram início nossos primeiros cafezais.


3. PÃO DE QUIEJO

Infalível e ainda mais popular em Minas Gerais, embora já tenha atravessado as fronteiras há tempos. Um bom café especial com mais doçura harmoniza bem, por contraste, com um pão de queijo quentinho. Seja um café coado ou espresso, o sucesso é garantido. É um hábito para muitos pedir um café e um pão de queijo em uma lanchonete ou cafeteria da cidade.


4. PÃO COM MANTEIGA

Essa combinação não só muitos gostam, como já imaginam, inclusive, com um bom café com leite (ou carioca em algumas regiões). Tem sempre um lugar garantido nas mesas e é uma ótima pedida. Principalmente, se o pão francês estiver quentinho no café da manhã ou da tarde. A manteiga pode ainda ser substituída por requeijão, margarina, queijo ou mortadela. Fica “a gosto do freguês”, como dizem por aí.


5. BISCOITINHOS FINOS OU ARTESANAIS

Uma boa opção para quem gosta. Os biscoitinhos finos ou artesanais combinam bastante com o café. Alguns gostam, inclusive, de molhá-los no café. E não são apenas os cookies. Há quem prefira ainda os biscoitos de polvilho, que também agradam a muitos apreciadores. É realmente muito bom!


6. COOKIES

Independentemente se ele foi comprado em algum lugar ou acabou de sair de uma bela fornada feita em casa, sempre será uma ótima combinação para quem gosta de café. Caso o seu tenha gotas de chocolate, experimente colocá-los na base da xícara e deixar por alguns segundos. Logo perceberá as gotas derretendo levemente. Uma experiência interessante!



7. QUEIJO

O sabor salgado dos queijos é considerado a característica ideal para equilibrar a acidez e o amargor de alguns tipos de café. Queijos suaves vão bem com cafés igualmente suaves, enquanto os mais marcantes combinam com os cafés mais fortes. Um café mais encorpado, com notas sensoriais de chocolate, amêndoas ou nozes, combina perfeitamente com um bom queijo parmesão, por exemplo, enquanto o queijo Minas cremoso seria ideal para um café coado, com toques mais adocicados e menos ácidos.


8. DOCES

Alguns podem achar estranho, mas eis uma opção que muitos gostam. Na lista dos doces, estão inclusos também os bolos, os biscoitos. Alguns gostam de misturar com sobremesas, como Tiramissu, Petit Gateau e Torta de Nozes, por exemplo, mas aí o ideal é que o café seja mais forte, como um espresso ou algum preparado na Prensa Francesa. Para uma combinação com café coado, sugerimos a italiana Panna Cotta. Se os doces tiverem mais açúcar, como o quindim ou o pé

de moleque, aí o café precisa ser mais ácido para equilibrar a doçura.



9. CHOCOLATES

Você já realizou a experiência de combinar seu café com um quadradinho de chocolate para deixar ele mais adocicado? Só que, para essa harmonização ficar melhor, é preciso saber alguns detalhes: cafés encorpados combinam mais com os amargos; cappuccinos vão bem com bombons trufados por serem mais adocicados; cafés mais suaves ou coados têm mais doçura e demandam um chocolate mais “salgado”, como aqueles com cristais de sal; e, por fim, os lattes combinam bem com os chocolates brancos. Mas quem garante a melhor harmonização é o seu paladar.


10. ÁGUA

Você já pediu um espresso e te serviram junto um pequeno copo de água gaseificada? Alguns ainda entregam junto um biscoito doce ou um pequeno chocolate. A ideia é morder o biscoito, dar um gole na água e mais um no café, finalizando com mais um gole de água. Por quê? É uma combinação que serve para ativar as papilas gustativas e intensificar o sabor do café, tornando-o ainda mais atraente. Quando é só a água, o principal objetivo é limpar o paladar, deixando a língua mais sensível e preparando sua boca para receber o café. Por isso, a água gasosa é uma ótima aliada do nosso bom café.

0 comentário

Comments