Qual é o país que mais consome café no mundo?


Foto: Alex Hawthorne

O consumo de café se mantém em crescimento mundialmente. De acordo com dados levantados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o consumo global da bebida foi equivalente a 167,58 milhões de sacas de 60 quilos no anosafra 2020/21. Os dados têm como base o Relatório sobre Mercado de Café, publicado pela Organização Internacional do Café (OIC). Mas, dentre tantos países do mundo, qual o maior consumidor dessa bebida que tanto amamos?

Não existem dúvidas de que, no Brasil, o café é a segunda bebida mais consumida, além de o país ser o maior produtor e exportador do mundo. Algumas pesquisas já apontam que o Brasil já ultrapassou os Estados Unidos no quesito de maior consumidor mundial. Mas há outras curiosidades em relação ao consumo mundial.


Dados da própria OIC e do Dieese apontam a Finlândia como o país que mais consome café no mundo − o cálculo foi feito por consumo per capita e o resultado pontua 12 kg por habitante a cada ano. Uma das explicações para o alto consumo é o clima, já que a Finlândia possui temperaturas de extremo frio no inverno. Para esquentar, os finlandeses costumam beber de cinco a oito xícaras de café por dia. Outros países nórdicos e europeus lideram o ranking da pesquisa. Enquanto isso, o Brasil aparece como 14º colocado, consumindo 5,8 kg per capita ao ano, equivalente ao número de três a quatro xícaras por dia. Essa colocação, obviamente, se dá por toda a dimensão territorial do país, ao contrário dos demais que têm uma população bem menor.


A contagem inclui crianças, que não costumam beber café, e as demais pessoas que não gostam da bebida. Diante disso, certamente o consumo de quem realmente aprecia um bom café seja ainda maior. O seu consumo ultrapassa quatro xícaras ou 200 ml diários?



0 comentário