top of page

Praticidade e diferenciais dos Clubesde Assinaturas de Cafés Especiais


Café e Motivação

O mercado de cafés especiais está ganhando cada vez mais espaço, o que é um grande benefício para os brasileiros, que estão tendo mais acesso a um café especial saudável e de qualidade. Apesar disso, ainda é bastante limitado o número de locais em que encontramos esse tipo de produto, além de muitos consumidores não saberem escolher o café ideal para o seu dia a dia. Mas para todo problema existe uma solução, e é aí que os clubes de assinaturas de cafés entram como uma ótima maneira de auxiliar os amantes da bebida, que não precisarão sequer sair de casa e terão alguém sempre disposto a fazer a seleção e a escolha.


O sistema dos clubes de assinatura costuma ser bem simples. O cliente escolhe o plano adequado e que atenda à sua demanda de café. Os kits são entregues, normalmente, todo mês, com a quantidade de cafés escolhida, e, em alguns casos, também com surpresas e mimos para os assinantes. Existem diferentes tipos de clubes e cada um adota sua própria logística, podendo oferecer um atendimento mais personalizado de acordo com cada cliente ou com produtos fixos.


Pensando nisso, e ao perceber a constante dúvida das pessoas em como e onde adquirir cafés especiais de qualidade e quais os tipos, variedades e sensoriais escolher, o gestor da Em Foco Mídia e editor da revista Café e Motivação, Fabily Rodrigues, viu a oportunidade e a necessidade de criar uma modalidade para que as pessoas tivessem esse conforto e praticidade. “A ideia sempre foi fugir do tradicional, não oferecendo apenas cafés, mas também uma experiência de consumo, em que, além dos pacotes, cada pessoa recebesse mimos para motivar ainda mais o consumo e enriquecer a experiência. Assim, a cada mês ela conhece dois cafés distintos, de produtores e regiões diferentes, e recebe itens de encher os olhos para consumir junto de seus amigos e familiares”, explica.


Unique Cafés

EXPERIÊNCIAS EXCLUSIVAS

Helcio Júnior, diretor executivo da Unique Cafés, afirma que o objetivo do clube é proporcionar experiências exclusivas para os membros. Os cafés do clube de assinatura da Unique não são comercializados em nenhum outro ponto de venda, sendo os assinantes os únicos que recebem os produtos. Ele acredita que o verdadeiro diferencial é deixar um legado, que será passado de geração em geração. “Acompanhamos e vemos o clube crescer a cada mês. Acredito muito no clube de assinatura como um retorno para longo prazo”, afirma, reforçando que esse tipo de investimento pode refletir como um bom negócio para a empresa a partir de um grande volume de assinaturas.


Apesar disso, Helcio aponta os cuidados necessários para não correr o risco de ter prejuízo com a proposta, como avaliar bem os custos com o frete para envio das caixas, que é muito caro no Brasil. “A inclusão de frete de maneira gratuita pode sair muito caro para a empresa, tanto que muitos clubes já fecharam por prejuízos nesse aspecto”, completa.


Para Sérgio Miranda, co-founder do Coffee & Joy, o melhor que um clube de cafés oferece é experimentar cafés de diferentes estados do Brasil. Além disso, é possível entender um pouco mais de café por meio de vídeos que produzem e ter qualidade na bebida consumida. Ele também preza bastante a tecnologia atrelada à experiência positiva do cliente, aspecto em que investe dentro da própria empresa, com sites e aplicativos que permitem diferentes personalizações para o assinante. “Oferecemos, além do café de qualidade, toda essa facilidade com a parte tecnológica”, acrescenta.


Ao pensar no futuro desse mercado, Sérgio ressalta o momento desafiador vivido atualmente diante do aumento dos preços do produto, consequência das intensas geadas deste ano, e a diminuição do poder de compra dos consumidores: “Não paramos de trabalhar, acreditar e levar um produto de qualidade para a casa das pessoas. A perspectiva para o futuro do mercado de cafés especiais é boa, ainda mais no mercado brasileiro, que consome bastante café”.


Coffee & Joy

EXPERIÊNCIAS DOS ASSINANTES

A professora universitária Cinara Siqueira sempre almejou participar de um clube de assinaturas que agregasse, de fato, valor. “Participo na certeza do que receberei no conforto da minha casa! Na caixa que recebo todos os meses, e que carinhosamente intitulamos como ‘caixa da felicidade’, tenho a oportunidade de apreciar novos sabores carregados de histórias de cada fazenda. Cada pacote traz consigo as lutas e as alegrias de famílias que cuidam de todo o processo, da planta até a xícara, com muita dedicação! Os cafés são deliciosos e selecionados com muita responsabilidade”, conta.


Já o técnico mecânico, e também apaixonado por cafés, Jeffersson Nascimento, tem sempre o objetivo de conhecer cafés especiais de várias regiões diferentes, além de espécies e torras bem distintas. “Quando você passa a conhecer a proposta do clube de que participo, não é mais apenas café, mas também uma experiência única a cada mês, além de laços de amizades e troca de informações a cada novo conteúdo recebido. Histórias de vidas que, assim como a minha, entendem que o café tem qualidade, personalidade e sentimentos que são expressados em cada xícara”, enfatiza.


Os clubes de assinatura têm ganhado cada vez mais força no Brasil, sendo comum encontrar assinaturas em diferentes nichos, assim como encontramos para cafés. A variedade é imensa, basta você escolher a assinatura da sua preferência. Se a sua grande paixão for pelos bons cafés, já sabe onde pode encontrar esse serviço.


0 comentário
bottom of page