top of page

Poços de Caldas investe em marca coletiva de café vulcânico


Reprodução: CaféPoint


A cidade de Poços de Caldas, localizada no Sul de Minas, sempre atraiu muitos turistas. Agora, deseja dar mais visibilidade para a região com a criação da marca coletiva de café Cafés da Região Vulcânica. Lançada oficialmente em novembro de 2020, durante a Semana Internacional do Café - 100% Digital, o projeto foi iniciado em 2018, com o auxílio do Sebrae e da Emater-MG, vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). De acordo com a secretária, Ana Maria Cagnani, o objetivo de criar a marca é torná-la única, além de desenvolver ações que beneficiem os produtores, deem visibilidade ao potencial cafeeiro e propiciem reconhecimento local.


Ela conta que o café produzido na região vulcânica tem uma qualidade distinta devido à condição geográfica. “O clima mais frio e a altitude das lavouras que variam entre 700 e 1.300 metros, o solo rico em minerais e a tradição que a região possui no cultivo do café possibilitam uma produção diferenciada, um produto com boa acidez e intenso”, afirma.


O extensionista agropecuário da Emater-MG, Aparecido Venâncio Martins, explica que a denominação Café Vulcânico é por causa das características de área de solo vulcânico na região, entre o sul de Minas e o nordeste do estado de São Paulo, local onde são produzidos o café da marca coletiva.


A região abrange doze municípios localizados na caldeira de um vulcão extinto há 80 milhões de anos. Além disso, a secretaria acrescenta que pretende estender a certificação da marca também para o queijo, a uva, o azeite e o turismo rural. A marca Cafés da Região Vulcânica é regulamentada, controlada e protegida pela Associação dos Produtores do Café da Região Vulcânica, que está em atividade desde 2012, sendo formada por membros e parcerias.


Confira aqui o lançamento do projeto.

Fonte: Emater-MG

0 comentário
bottom of page