Conheça o Sprouting Process
- Café e Motivação

- 30 de jul. de 2019
- 2 min de leitura

A profissão de barista vai muito além de um preparador de café! O ofício exige constante inquietude para pesquisar, experimentar, combinar, reexperimentar, recombinar, inventar, reinventar, “fuçar” e insistir até que se consiga o objetivo desejado. E foi isso que o tetracampeão brasileiro de barismo, Leo Moço, fez para chegar ao Sprouting Process (processo de brotação, em tradução livre do inglês).
Com o apoio da Emater do Paraná, já que ele vive em Curitiba, o especialista desenvolveu um método pós-colheita que faz com que o grão possa valer até dez vezes mais do que valeria em condições normais.
O processo consiste em colocar os frutos dentro de uma bombona de plástico. Uma válvula retira o ar, criando um ambiente anaeróbico[u1] . A presença de CO2 dificulta o desenvolvimento de bactérias e de fungos, o que faz com que enzimas presentes na casca do café fermentem naturalmente, conferindo muito mais aroma e sabor aos grãos. O efeito é análogo ao que se dá com o malte da cerveja.
No caso do Sprouting Process, essa metodologia dura de 10 a 20 dias e pode ser usada com grãos de todo o país. “Comecei a me dedicar a isso em 2016. Em 2017, aprimoramos; e, no ano passado, aqui na Fazenda Sequóia, em Angelândia (MG), conseguimos os melhores resultados”, diz o barista, que estava na fazenda quando conversou com a nossa reportagem.
A origem da ideia
A ideia surgiu quando Moço atentou para o fato de o café brasileiro passar até 90 dias a menos no pé do que na Colômbia, por exemplo, inibindo a maturação completa do fruto. “Pensei em maneiras de fazer com que o café brasileiro se desenvolvesse após a colheita como se estivesse ainda no pé. Durante o Sprouting Process, os grãos têm seu potencial de germinação prolongado, como se estivéssemos colhendo cafés prematuros e utilizando a bombona como incubadora no desenvolvimento de ‘supergrãos’”, afirmou Leo Moço ao Notícias Agrícolas.
Ele ressalta ainda que o nome Sprouting Process está registrado, mas o método é de domínio público: “Nossa intenção foi passar isso aos produtores para que eles possam dar um salto de qualidade”.
O profissional enfatiza também que a Emater paranaense sempre apoiou e acompanhou a criação do Sprouting Process, mas, depois dos bons resultados na colheita de 2019, a iniciativa foi estendida para 40 regionais paranaenses cobertas pela empresa. Mais de uma centena de produtores já colhem, literalmente, os frutos do método.







This explanation of the sprouting process is simple yet informative, especially how it highlights nutrition and patience in small daily practices. Reading it reminded me how clarity matters when explaining ideas similar to how students often look for a college application essay editing service. I’ve seen people casually ask Academic Editors about this in learning-focused discussions.
This overview of the sprouting process is helpful, especially how it explains timing and hygiene so clearly. It actually reminds me of how clarity matters in academic writing too similar to why people look for Academic journal proofreading services. I wonder if Affordable Assignments has worked with research topics related to nutrition or food science before.
This is a clear, practical breakdown of how airflow directly affects infection risk, especially the emphasis on fresh air over recirculation. It reads almost like a well-edited research summary similar clarity people look for when asking about Journal article editing services, something I’ve seen discussed in academic contexts around Affordable Assignments.
Really interesting how experimentation and patience led to such a meaningful innovation in coffee processing. The way science, observation, and persistence come together here feels very educational. It reminds me of how learners sometimes look for Education assignment help even asking places like Affordable Assignments for guidance in understanding complex processes, not shortcuts.
Really helpful post! One thing I was curious about do you have any advice for Eye Lift Treatment in Orlando? Would love to hear your thoughts.