Cafeterias com nomes inusitados

Quando o nome da cafeteria é diferente e já chama a atenção, provavelmente o espaço também sai do tradicional. Será? Você também já foi a alguma cafeteria com nome ou temática diferente? A ideia da matéria começou por causa de uma calcinha. Calma, nós explicaremos. Em uma viagem para Portugal, uma pessoa que segue nosso perfil no Instagram e participa do nosso Clube de Assinaturas de Cafés Especiais, passou em frente a uma cafeteria e a fotografou, porque achou o nome engraçado: Café Calcinha. Logo depois nos comunicou e tivemos a ideia de buscar outras opções de cafeterias assim pelo mundo, ainda em funcionamento. A seguir, as que tivemos a confirmação de que ainda estão em atividade. Se você pudesse escolher uma para conhecer, qual seria?


THE LAUNDROMAT CAFÉ - Copenhagen, Dinamarca

O local une lavanderia e cafeteria, oferecendo café da manhã, lanches, sobremesas, cafés, chás, drinks, cervejas, vinho, sopas, sanduíches e hambúrgueres. Inaugurado em 2004, é um dos lugares mais casuais e animados da cidade para beber uma cerveja artesanal, desfrutar de um brunch ou, porque não, lavar sua roupa. Há também centenas de livros que você pode emprestar, trocar ou comprar, jogos de tabuleiro para jogar e jornais e revistas para ler. Máquinas de lavanderia podem ser encontradas no porão, e há uma sala de jogos e opções de brunch para crianças. Não é um lugar silencioso, então você não terá uma experiência gastronômica silenciosa e íntima.


SEE YOU LATTE CAFÉ - Banguecoque, Tailândia

Com um trocadilho do inglês “see you later” (te vejo mais tarde/até logo), consideramos esse nome de cafeteria bem sugestivo e bem criativo devido à sua proposta. Pelos comentários de visitantes, os cafés são bem comuns e caros, mas o atendimento é bom e a sobremesa faz mais sucesso. O ponto forte é o ambiente: agradável, acolhedor, silencioso, sendo possível desfrutar da brisa natural de fora da loja, relaxar ou estudar.


CAFÉ CALCINHA - Loulé, Algarve, Portugal

Foi inaugurada em 1929 com o nome de “Café Central”, por estar no centro da cidade de Loulé. Seu proprietário foi o Senhor José Domingos Cavaco, conhecido como “Calcinha”. Também li outra história de que se chamaria Calcinha por causa das roupas dos filhos do Senhor Cavaco, que usavam calças curtas.


Calcinha é réplica de uma famosa e antiga cafeteria do Brasil, inclusive as madeiras da construção vieram do nosso país. Essa Calcinha tem bastante história e faz parte da “Rota dos Cafés com História de Portugal”.


POR UM PUNHADO DE DÓLARES - CAFÉS SINCEROS - Consolação, São Paulo-SP

Nome diferente é originário do filme de Sergio Leone (cineasta italiano), com o ator Clint Eastwood (1964). Os “Cafés Sinceros” são servidos desde 2015 e o local é considerado sem frescuras e usa o sistema de autoatendimento, o que pode agradar ou desagradar, dependendo do cliente. O cardápio é peça decorativa nas paredes e os nomes dos cafés são bem exóticos e curiosos. O ambiente e a música agradam e a cafeteria também conta com bebidas, lanches e comidinhas diversificadas com porções bem servidas.


KOF – KING OF THE FORK - Pinheiros, São Paulo-SP

Cafeteria descontraída com cafés especiais e cultura do ciclismo. É Pet Friendly e Bike Stop. Cafés, sobremesas, lanches e comidinhas frescas e variadas. Venda de canecas, cafés e acessórios para ciclismo. Aberto em 2014, o KOF faz alusão ao KOM (King of The Mountain), premiação de subidas pelo Tour de France, Giro d'Italia e Vuelta a España – tradicionais circuitos do ciclismo mundial. Também faz uma alusão ao coffee > kof. Fork é o nome em inglês para garfo, item usado tanto na cafeteria como na bike (o que segura a roda dianteira).


FUCKOFFEE - Londres, Inglaterra