Startup criada por alunos da Ufla ganha prêmio no Sul de Minas


No início deste ano, alunos da Universidade Federal de Lavras (Ufla) se reuniram e criaram um ecossistema de startups de Lavras: a AgroRenda. A novidade foi criada por Lucas Strazza, graduando em Sistemas de Informação; Mateus Santos, graduando em Engenharia de Controle e Automação; e João Tavares, mestrando em Engenharia de Sistemas, com a ajuda do professor do Departamento de Gestão Agroindustrial (DGA), Luiz Gonzaga de Castro Júnior.


A nova startup fica no InovaHub, espaço de coworking localizado na Agência de Inovação do Café (InovaCafé/Ufla). A iniciativa é voltada para as tendências do mercado de commodities, utilizando ferramentas estatísticas e de inteligência artificial.


Durante a 4ª edição do HackTown, festival de inovação e criatividade, que aconteceu em Santa Rita do Sapucaí (MG), entre 6 e 9 de setembro, a AgroRenda integrou o time de startups que auxiliou na oferta de conteúdos. A startup foi avaliada por uma banca externa, sendo eleita autora da melhor proposta dentre 12 participantes, com direito à premiação de US$ 11 mil em serviços da Amazon Web Services (AWS). “A premiação será muito importante para ajudar à tecnologia que vem sendo utilizada e também para fazer a migração dos serviços web para a plataforma AWS”, explicou Lucas Strazza.


O estudante também destacou o apoio institucional da Ufla para o desenvolvimento da startup. “Posso dizer que a viabilização do nosso negócio só está sendo possível graças ao fomento que a Universidade nos oferece nas questões ligadas ao empreendedorismo, à tecnologia e à inovação, assim como a possibilidade de conexão com o todo o ecossistema”, comentou Strazza.


Sobre o projeto


O primeiro mercado escolhido para atuação do grupo foi o café commodity, por conta do seu maior volume de negociação. Segundo a pesquisa dos integrantes da AgroRenda, foi constatada uma deficiência no que se refere a ferramentas que auxiliem na melhor comercialização da produção. Pensando nisso, a startup pode ajudar a solucionar através de uma ferramenta baseada em inteligência computacional e aprendizado de máquina.


Para mais informações, clique aqui.