Rondônia ganha destaque no maior evento de degustação de café do país


Mais de 400 cafeicultores enviaram suas amostras para concorrer ao prêmio Coffee of the Year Brasil 2018. Dos concorrentes à melhor bebida de café canéfora, apenas 30 foram selecionados, entre eles, sete rondonienses, com destaque para dois indígenas e uma mulher.


Ao participar da abertura do evento, o governador de Rondônia, Daniel Pereira (PSB), provou os cafés campeões, parabenizou os selecionados, destacou os potenciais robustas do grão amazônico e convidou visitantes do evento para conhecer estas e outras culturas do estado.


O Coffee of the Year é um dos mais conceituados eventos de premiação da melhor bebida de café nas categorias Coffea arabica e Coffea canephora (Conilon/Robusta).


Além dos visitantes, as amostras são oferecidas aos especialistas de vários países para degustação e avaliação da qualidade e sabor da bebida. A avaliação e premiação aconteceu durante a Semana Internacional do Café (SIC), entre os dias 7 e 9 de novembro, em Belo Horizonte/MG.


Trata-se de um encontro de grande importância para o segmento cafeeiro, onde cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, e proprietários de cafeterias se reúnem para fazer negócios e trocar experiências.


Este é o terceiro ano que Rondônia participa do evento levando os dez cafeicultores melhores classificados na categoria qualidade e um em produtividade no Concurso de Qualidade e Produtividade do Café de Rondônia (Concafé).


No primeiro ano, os cafeicultores participantes ganharam conhecimento, mas no segundo ano, mostraram que Rondônia tem sim, grande potencial para concorrer entre as melhores bebidas de café do país. Das quatro amostras enviadas para o Coffee of the Year, duas trouxeram para casa o prêmio de segundo e terceiro melhores cafés do Brasil.