Minas Gerais é o maior estado produtor do grão e tem estimativa de crescimento de 25% para este ano
No dia 1º de junho, a cidade de Araguari, em Minas Gerais, se tornará o epicentro da cafeicultura brasileira com a realização de um evento histórico: a abertura da safra mineira de café. O encontro inédito irá reunir produtores, exportadores, indústrias, corretores, profissionais do café e autoridades políticas de destaque para celebrar o início do período mais intenso e significativo da cafeicultura no estado.
A cerimônia terá início às 9h, na Cooperativa de Cafeicultores na Região do Cerrado Mineiro (Coocacer) e contará com a presença de autoridades como o ministro da Agricultura, Carlos Henrique Baqueta Fávaro, e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, que demonstram o reconhecimento da importância do café para a economia do Estado e do País.
"A abertura da safra mineira de café de 2023 será um grande marco para nossa Região. Teremos a honra de receber diversas autoridades que virão especialmente para esse evento, tornando-o uma vitrine para exibirmos a força e a união do Cerrado Mineiro. Convidamos a todos os produtores para esse momento histórico", ressalta o presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Gláucio de Castro.
Pela primeira vez na história, as cinco regiões mineiras produtoras de café - Cerrado Mineiro, Mantiqueira de Minas, Sul de Minas, Matas de Minas e Chapada de Minas estarão unidas em um único evento para abrir oficialmente a safra de café de Minas Gerais. Essa iniciativa busca fortalecer os laços entre os produtores e integrar toda a cadeia do café, promovendo debates sobre os desafios e as oportunidades do setor, além de permitir a troca de experiências.
A expectativa é de que esse encontro se torne um marco na história da cafeicultura mineira, destacando a força e a união da Região do Cerrado Mineiro. Além de celebrar o início de uma nova safra, o evento proporcionará um ambiente propício para a discussão de estratégias de crescimento, a busca por soluções sustentáveis e o estabelecimento de parcerias entre os diversos atores da cadeia produtiva do café. Com a união das regiões produtoras de café em Minas Gerais, essa abertura de safra promete fortalecer ainda mais o setor, impulsionando a qualidade e a competitividade do café brasileiro no mercado global.
O evento é uma idealização da Coocacer e Região do Cerrado Mineiro e conta ainda com a realização da Prefeitura Municipal de Araguari e Agência de Desenvolvimento de Minas Gerais – Ademinas.
Safra mineira
Minas Gerais é o maior estado produtor de café e a safra mineira corresponde à metade da produção nacional. Segundo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra mineira deve alcançar 27,5 milhões de sacas em 2023, com crescimento de 25% na comparação com a safra anterior. A área em produção está estimada em 1,1 milhão de hectares, 8,8% superior à safra passada. A produtividade média prevista é de 24,8 sacas por hectare, registrando aumento de 15%.
Fonte: Adriana Bernardes - SERIFA Comunicação com Ação
コメント