Produtores do Centro-Oeste e de Minas Gerais são campeões do 28º Prêmio Ernesto Illy

Atualizado: 10 de abr. de 2019


Foto: Divulgação/illycaffè

Dois produtores de Minas Gerais e um do Centro-Oeste são os principais vencedores do 28º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso. É a primeira vez que um representante da região Centro-Oeste alcança a posição entre os três primeiros lugares. Carlos Alberto Leite, de Brasília, compartilhou o palco para receber a premiação com os mineiros Elmiro Alves, de Presidente Olegário, e José Pedro Marques, de Manhuaçu.


Os vencedores receberam seus diplomas e cheques no valor de R$ 10 mil cada um. Em outubro, eles viajarão a Nova York para participar do 4º Prêmio Ernesto Illy Internacional, ocasião em que será revelada a ordem de classificação entre eles. A premiação internacional reunirá 27 cafeicultores selecionados de nove países que fornecem grãos para a illycaffè, promovendo os melhores cafés do mundo.


As posições de 4º, 5º e 6º lugar ficaram com os produtores Luis Manuel Martins, da Chapada de Minas, Maria Lucia Andrade Taramelli, de São Paulo, e Rovilson dos Santos Andrade, do Sul de Minas, respectivamente.


A cerimônia de premiação aconteceu em São Paulo e contou com a presença de Andrea Illy, presidente da illycaffè, que falou sobre o atual momento e o futuro da cafeicultura, reforçando o conceito de qualidade sustentável, pilar da empresa e amplamente trabalhado por ela junto a seus fornecedores. Durante o evento, foram entregues, ao todo, mais de R$ 120 mil em prêmios. Confira abaixo a lista completa dos premiados:


Prêmio Ernesto Illy - Regional


Centro-Oeste

Campeão: Carlos Alberto Leite Coutinho (Brasília-DF)

Vice-campeã: Cristiane Zancanaro Simões (Cristalina-GO)


Cerrado Mineiro

Campeão: Elmiro Alves do Nascimento (Presidente Olegário-MG)

Vice-campeão: Nilton ToshioYamaguchi (Rio Paranaíba-MG)


Chapada de Minas

Campeão: Luis Manuel Martins da Silva (Angelândia-MG)

Vice-campeão: Mansur e Pimenta Agronegócios (Água Boa-MG)


Matas de Minas

Campeão: José Pedro Marques de Araujo (Manhuaçu-MG)

Vice-campeão: Luiza Araujo Miranda (Araponga-MG)


São Paulo

Campeão: Maria Lucia Andrade Taramelli (São Sebastião da Grama-SP)

Vice-campeão: Daniella Romano Pelosini (Pardinho-SP)


Sul

Campeão: Orlando von der Osten (Cornélio Procópio-PR)


Sul de Minas

Campeão: Rovilson dos Santos Andrade (Botelhos-MG)