Museu do Café lançará exposição virtual sobre propagandas do setor cafeeiro em 30 de abril

Conteúdo contemplará anúncios divulgando entre as décadas de 1900 e 1950



Crédito: http://www.museudocafe.org.br/

O catálogo online do Museu do Café ganhará uma nova adição este mês. A exposição “À Venda: propagandas de café em jornais e periódicos” é uma adaptação da mostra presencial de mesmo nome e estará disponível para visitação na plataforma Google Arts & Culture a partir do dia 30 de abril, trazendo como destaque os materiais publicitários de empresas cafeeiras veiculados no início do século 20.


Por meio de anúncios publicados em São Paulo e no Rio de Janeiro, entre as décadas de 1900 e 1950, a mostra promove uma viagem no tempo pelas diversas estratégias das marcas de café para atrair o consumidor, que incluíram desde notas sucintas até divulgações mais elaboradas.


Dentro do conteúdo abordado, o visitante visualizará anúncios pequenos, textuais ou com ilustrações mínimas, mais comuns nas primeiras três décadas século passado. Ainda, terão a oportunidade de conhecer propagandas suntuosas, que ocupavam maior espaço no jornal. Foi nessa época que o marketing começou a se direcionar para públicos específicos, como as donas de casa. Outro ponto de destaque será a comunicação envolvendo o café solúvel, vendido como uma maneira mais ágil de preparo.


Além deste, o perfil do MC conta com diversos outros títulos, como: “Café Árabe, um símbolo de generosidade”, “Pianistas de armazém: trabalho feminino na catação de café”, “Calixto: discurso do progresso e identidade paulista” e “Design Espresso”.


Fonte: Revista Cafeicultura