illycaffè revela os finalistas do 30° Prêmio Ernesto Illy

A illycaffè selecionou os 40 cafeicultores finalistas do 30º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso. A Experimental Agrícola do Brasil, braço da illycaffè no país, analisou 567 amostras de grãos da safra 2020/2021, enviadas das principais regiões produtoras de café arábica. Para realizar a seleção, a Comissão Julgadora composta por membros da Experimental respeitou as normas de higiene e distanciamento social para a prevenção à Covid-19.

Maior produtor nacional, Minas Gerais dominou a lista, como Estado de origem de 38 dos 40 finalistas. Eles são provenientes das quatro regiões cafeeiras: Cerrado Mineiro, Sul de Minas, Matas de Minas e Chapada de Minas. Os outros dois da relação são de São Paulo.

Os seis melhores cafés do país serão revelados na cerimônia de premiação, prevista 2021. Os três primeiros ganharão uma viagem ao exterior para participar do 6º Prêmio Ernesto Illy Internacional, quando será revelada a ordem de classificação entre eles (primeiro, segundo e terceiro colocados).

Na cerimônia do 30° Prêmio Ernesto Illy também serão conhecidos o Fornecedor Sustentável do Ano, do Clube illy do Café; os melhores classificadores segundo o Prêmio Classificador do Ano; e os premiados das categorias regionais. Para essa premiação, a illycaffè divide o mapa do Brasil em 10 regiões: Cerrado Mineiro, Sul de Minas, Chapada de Minas, Matas de Minas, Espírito Santo, Norte/Nordeste, Rio de Janeiro, São Paulo, Sul e Centro-Oeste.


Confira a lista dos finalistas nacionais, em ordem alfabética:


ADENIUSO JOÃO ZANETTI

ADIVALDO BARBOSA DE MENESES

AGRO FONTE ALTA

ANDRÉ DINIZ FREITAS

CÂNDIDO DE SORDI MACHADO

CRISTINA COTRIM D'ALESSANDRO

DANIELLA ROMANO PELOSINI

DIMAS MENDES BASTOS

EBENEGER BAGATTA

EDUARDO LIMA DE SOUZA

EDUARDO PINHEIRO CAMPOS

ELIAS SEBASTIÃO FERREIRA

ELMIRO ALVES DO NASCIMENTO

ETORE CANTIERI FILHO