Edição de 2018 da Semana Internacional do Café aponta evolução no setor

Atualizado: 21 de nov. de 2018



Foram três dias intensos de palestras, cursos, workshops, campeonatos mundiais, concurso do melhor café do ano e estandes de destaque. O balanço final da sexta edição da Semana Internacional do Café (SIC), que foi realizada Belo Horizonte entre os dias 7 e 9 de novembro, surpreendeu até a organização, com números que bateram todos os recordes! O maior encontro da cadeia produtiva do setor no Brasil, e um dos principais do mundo, registrou um número histórico de público de 20 mil visitantes. Foram iniciados R$ 42 milhões em negócios (apurados até o momento), o que representa o incremento de 20% em relação ao evento realizado em 2017.

A SIC é uma iniciativa da Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Café Editora.

Segundo a diretora de conteúdo da Café Editora, Mariana Proença, essa foi uma edição histórica. “Foi o primeiro ano em que recebemos quatro mundiais de forma inédita no Brasil. Isso nos trouxe uma grande visitação, muito acima do que tínhamos de expectativa. O mundo pôde conhecer a força da nossa comunidade do café nacional e como avançamos no mercado de café especial e na relação entre todos os elos da cadeia produtiva do café”, conta.

Mais de 50 mil cafés foram degustados nos três dias, mais de 250 compradores internacionais, vindos de 60 países distintos, mais de 160 expositores marcaram presença na feira. A gerente de agronegócios do Sebrae, Priscilla Lins, ressalta que a feira é uma síntese de tudo o que acontece com o café no Brasil. “Começamos em 2013 e de lá para cá a feira sofreu uma mudança e um amadurecimento, consolidando-se como o principal evento que ocorre no mundo do café. Faltava uma exposição reconhecida mundialmente para o setor. E sem dúvida esse ano foi um marco na história do evento”, garante.


Campeonatos Mundiais de Café: inéditos no Brasil

O clima de final de Copa do Mundo marcou a disputa dos campeonatos mundiais de café, realizados pela primeira vez no Brasil durante a SIC! Cerca de 150 competidores premiados de mais de 40 países estiveram na capital mineira e apresentaram técnicas incríveis e talento de sobra! Dividida em quatro mundiais, que atendem as diversas maneiras de fazer café, a “copa do mundo do café” foi sucesso de público e de apresentações de tirar o fôlego!

A próxima edição da Semana Internacional do Café já tem data marcada: 20 a 22 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte. Programe-se!



0 comentário