top of page

Conheça Valéria Vidigal, responsável pelas ilustrações do livro comemorativo de 50 anos da ABIC

Pintora e cafeicultura, Valéria possui longa relação com o segmento



Em 2023, a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) completa 50 anos, um importante marco para a entidade que se dedicou a promover o café de qualidade para todos os brasileiros. Para celebrar a ocasião, a Associação lançará um livro comemorativo. A obra, contará com ilustrações da artista plástica Valéria Vidigal, que a mais de 20 anos se dedica a retratar o setor cafeeiro em suas telas.


A relação de Valéria com o grão vem desde cedo: “Meu pai teve uma importância muito grande no desenvolvimento da cadeia do café. Ele era professor na Universidade Federal de Viçosa (MG), engenheiro agrônomo e fitopatologista, e foi o responsável por trazer a variedade do café Catimor para o Brasil”. O talento de pintar também é uma herança familiar, sua mãe era artista plástica: “Foi aos 11 anos que comecei a pintar em tela, e de lá para cá, nunca parei”. Além de pintora, Valéria também é cafeicultora, comercializando o Café Vidigal, tanto torrado quanto cru, cujas embalagens contam com suas artes.



Diversas entidades do setor encomendam suas pinturas. Desde 2003, ela ilustra os anais do Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras do Procafé. Em 2022, o Sebrae lançou o livro “Café com Arte, criar o futuro é fazer história”, comemorativo aos 50 Anos da organização, também com as artes de Valéria. Sobre o livro da ABIC, ela afirma ser uma enorme honra: “Foi um dos maiores marcos na minha carreira de artista. Pois eu amo o café, e a história da ABIC tem tudo a ver com a minha vida. É uma trajetória nobre que tive a oportunidade de pintar nas obras”.


Cada capítulo da publicação contará com uma ilustração feita pela artista, que destaca uma em especial, a intitulada Presidentes: “Me inspirei no quadro Operários, de Tarsila do Amaral. Estou ansiosa para que todos possam ver o resultado”. O livro comemorativo será lançado durante o 29ª Encontro Nacional do Café (ENCAFÉ), a ser realizado entre os dias 15 e 19 de novembro, no Resort Vila Galé, em Alagoas.


Fonte: Guilherme Rodrigues - Usina da Comunicação

0 comentário

Comments


bottom of page