top of page

Campeonatos Mundiais Café

Atualizado: 17 de set. de 2018


A cada ano a organização da Semana Internacional do Café se supera com suas diversas ações. Este ano, pela primeira vez, acontecerão campeonatos mundiais, que serão um dos principais destaques do evento.


Entenda cada uma das competições:


· World Latte Art Championship


O destaque deste campeonato é expressão artística em uma plataforma de competição que desafia o barista em um desempenho sob demanda. Para a rodada preliminar do campeonato, os baristas produzem um único padrão criativo de café com leite no Art Bar, depois vão para o palco do WLAC para criar dois lattes com vazamento idêntico e dois estiletes idênticos (que permitem gravação e decoração).

Pontuações do Art Bar e Stage são combinadas, e os top 12 se classificam para a rodada semifinal, onde os competidores fazem dois conjuntos de diferentes padrões de latte livre, e um conjunto correspondente de macchiatos livres.

Os seis principais competidores das semifinais se qualificam para a rodada final, onde os competidores fazem dois conjuntos diferentes de padrões de latte grátis e um conjunto correspondente de estilistas. O competidor de melhor pontuação na rodada final é declarado Campeão Mundial de Arte Latte. Os baristas são julgados com base em atributos visuais, criatividade, padrões idênticos nos pares, contraste nos padrões e desempenho geral.


Fonte: worldlatteart.org

· World Coffee in Good Spirits Champion


Esse torneio promove receitas de bebidas inovadoras que exibem café e destilados em formato de competição. Esta competição destaca as habilidades de mixologia do barista / barman em um ambiente onde café e álcool combinam perfeitamente. Do tradicional café irlandês (com uísque e café) a combinações exclusivas de coquetéis.

Durante a rodada preliminar, os competidores produzem quatro bebidas - duas idênticas bebidas quentes / quentes de café e bebidas à base de álcool, e duas idênticas bebidas frias à base de café e álcool. Os seis competidores com as pontuações mais altas da fase preliminar competirão na rodada final. A rodada final exige que os concorrentes produzam dois cafés irlandeses e duas bebidas de grife com base em café e álcool. O competidor de última rodada da última pontuação será nomeado campeão.

Fonte: worldcoffeeingoodspirits.org


· World Brewers Cup


A competição da World Brewers Cup destaca a fabricação de café de filtro à mão, promovendo a fabricação manual de café e a excelência no serviço. Neste campeonato, os competidores preparam e servem três bebidas individuais para um painel de juízes. O campeonato consiste em duas rodadas: uma primeira rodada e uma rodada final.

Durante a primeira rodada, os concorrentes completam dois serviços de café - um serviço obrigatório e um serviço aberto. Para o serviço obrigatório, os competidores preparam três bebidas utilizando café de feijão inteiro fornecido a eles pela competição. Para o serviço aberto, os competidores podem utilizar qualquer café de grãos inteiros de sua escolha e também devem acompanhar sua preparação de bebidas com uma apresentação. Os seis competidores com a maior pontuação no primeiro round competirão na rodada final, consistindo exclusivamente em um serviço aberto. Um competidor da rodada final será nomeado campeão da World Brewers Cup.


Fonte: worldbrewerscup.org


· World Cup Tasters Championship


O Campeonato Mundial de Provadores da Copa do Mundo concede ao profissional cupper de café que demonstra velocidade, habilidade e precisão ao distinguir as diferenças de sabor dos cafés especiais. Os cafés do mundo têm muitas características distintas de sabor e neste formato de competição o objetivo é que o copo faça a discriminação entre os diferentes cafés.


Três xícaras são colocadas em um triângulo, com duas xícaras sendo cafés idênticos e uma diferente. Usando habilidades de olfato, paladar, atenção e experiência, o cupper identificará o estranho copo no triângulo o mais rápido que puder. Um total de oito triângulos são colocados em cada rodada. Os oito melhores competidores com as respostas mais corretas e o tempo mais rápido avançam para a próxima rodada de semifinais. Em seguida, o top 4 competirá novamente na rodada final para determinar o próximo campeão de Provadores.


Fonte: worldcuptasters.org

0 comentário

Comentarios


bottom of page