Campeonatos Mundiais Café

Atualizado: 17 de set. de 2018


A cada ano a organização da Semana Internacional do Café se supera com suas diversas ações. Este ano, pela primeira vez, acontecerão campeonatos mundiais, que serão um dos principais destaques do evento.


Entenda cada uma das competições:


· World Latte Art Championship


O destaque deste campeonato é expressão artística em uma plataforma de competição que desafia o barista em um desempenho sob demanda. Para a rodada preliminar do campeonato, os baristas produzem um único padrão criativo de café com leite no Art Bar, depois vão para o palco do WLAC para criar dois lattes com vazamento idêntico e dois estiletes idênticos (que permitem gravação e decoração).

Pontuações do Art Bar e Stage são combinadas, e os top 12 se classificam para a rodada semifinal, onde os competidores fazem dois conjuntos de diferentes padrões de latte livre, e um conjunto correspondente de macchiatos livres.

Os seis principais competidores das semifinais se qualificam para a rodada final, onde os competidores fazem dois conjuntos diferentes de padrões de latte grátis e um conjunto correspondente de estilistas. O competidor de melhor pontuação na rodada final é declarado Campeão Mundial de Arte Latte. Os baristas são julgados com base em atributos visuais, criatividade, padrões idênticos nos pares, contraste nos padrões e desempenho geral.


Fonte: worldlatteart.org

· World Coffee in Good Spirits Champion


Esse torneio promove receitas de bebidas inovadoras que exibem café e destilados em formato de competição. Esta competição destaca as habilidades de mixologia do barista / barman em um ambiente onde café e álcool combinam perfeitamente. Do tradicional café irlandês (com uísque e café) a combinações exclusivas de coquetéis.