Anna Illy participa de painel da IWCA na Semana Internacional do Café

Atualizado: 30 de out. de 2018


Responsável pelo relacionamento com produtores dos países fornecedores da illycaffè, Anna Illy é um dos destaques do 8º Encontro Nacional IWCA Brasil, no dia 9 de novembro, em Belo Horizonte (MG). O seminário, promovido pela Aliança Internacional das Mulheres do Café – IWCA Brasil, acontece dentro da Semana Internacional do Café, principal evento do setor cafeeiro no ano.


Anna é um dos participantes do painel sobre “O papel das mulheres na cadeia de valor do sistema agroindustrial de café”, que terá moderação da jornalista Mariana Proença, diretora de conteúdo da Café Editora e Revista Espresso. Os demais são:

– Jessica do Carmo, engenheira agrônoma, que atende a um grupo de 30 mulheres na Região das Matas de Minas no projeto ATG Senar;

– Jackeline Uliana Donna, especialista em certificação Fairtrade;

– Miriam Monteiro, produtora de café na Fazenda Cachoeira, exportadora na Apará e vice-presidente da IWCA Brasil;

– Gisele Coutinho, jornalista e empreendedora no Pura Caffeina, garimpo de cafés especiais com entrega a domicílio;

– Nara Tedesco, engenheira agrônoma, diretora do Incaper;

– Enrique Anastácio Alves, pesquisador de café da Embrapa Rondônia.


Empresa líder global em café de alta qualidade e sustentabilidade, a illycaffè foi pioneira no relacionamento direto com os fornecedores dos países de onde compra os grãos para seu blend exclusivo. No Brasil, o maior fornecedor, a torrefadora italiana criou um prêmio de qualidade no início dos anos 1990, liderada na época pelo Dr. Ernesto Illy, pai de Anna. Desde então, a executiva visita anualmente os cafeicultores nas regiões produtoras, além de participar das ações do Clube illy do Café e da Universidade do Café, que a illycaffè promove para favorecer o conhecimento, a geração e a troca de informações em torno do melhor grão.


O olhar para o público feminino é presença frequente em campanhas e projetos da empresa. No dia 1º de outubro, a campanha Half a Cup se desenvolveu em cafeterias illy de diferentes países justamente para simbolizar o que aconteceria se não houvesse a participação das mulheres na cadeia do café, em alinhamento à celebração do Dia Internacional do Café, protagonizada pela Organização Internacional do Café. Centenas de mulheres já passaram pelos programas de treinamento que a illycaffè realiza em países fornecedores.