A vez da tradição e da sustentabilidade no modo de preparar café

Quem aprecia um bom café sabe que existem vários fatores que influenciam a qualidade e o resultado final da bebida. Desde as variedades dos grãos até as formas de produção e torrefação, assim como os métodos mais adequados para extrair cada tipo de café. Nas edições anteriores, falamos sobre V60, Prensa Francesa, Chemex, Clever, Aeropress e Pressca. Agora é a vez dos populares e sustentáveis Coador de Pano e Cafeteira Italiana (Moka).


COADOR DE PANO

Eis o método de extração mais querido e mais usado pelos brasileiros. É indiscutível sua tradição! Os mais experientes podem torcer o nariz, mas ele sempre terá lugar nos lares brasileiros. A questão afetiva é o ponto principal, pois nos faz viajar no tempo ao trazer para nossas memórias afetivas o café da vovó, dos pais, um café de afeto.


O Coador de Pano é feito de uma malha de algodão em formato cônico com um anel de metal para segurar o tecido. Bem simples e prático de ser utilizado. Uma das questões mais favoráveis ao método é a sustentabilidade, pelo fato de não ter de ser descartado como o filtro de papel. Ele pode ser reutilizado algumas vezes, desde que se tome cuidados na higienização e que seja trocado depois de certo tempo.


Muitos perguntam qual o tempo-limite de uso. A barista Sandra Grizotto, que é fã do método, esclarece: “Recomendo trocar uma vez por mês, caso use diariamente, ou de três a seis meses se usa apenas algumas vezes na semana. Mas isso depende também do seu cuidado com o coador.”


HIGIENIZAÇÃO

Algumas pessoas deixam de usar o Coador de Pano por achar difícil mantê-lo limpo e sem bactérias; outros, assustadoramente, só realizam uma limpeza básica e o pano chega a ficar preto. Mas, como cuidar para ele durar mais tempo e não levar resíduos e contaminação à sua xícara? “Quando usar seu coador pela primeira vez, aconselho fervê-lo por uns dois minutos antes. Isso fará com que toda a goma do tecido seja retirada. Em seguida, lave-o em água corrente. Todas as vezes em que fizer seu café, escalde o coador antes. Ao terminar,